Se ao iniciar o seu Windows XP aparecer uma tela com a famosa azul com o erro “UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME” (código de erro STOP: 0x000000ED), ou quando você liga o computador e quando o Windows está carregando ele reinicia automaticamente siga este tutorial que o problema se resovlerá. Esse problema acontece quando o arquivo de boot do Windows (boot.ini) foi corrompido.

UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME

Para corrigir este erro, é muito simples. Você precisará de um CD do Windows XP e configurar a BIOS para dar boot primário, pelo drive de CD. Este tutorial é recomendado para usuários com um certo conhecimento em informática, portanto, se você não sabe configurar a BIOS para dar boot pelo CD, leve seu computador a um técnico.

Como fazer: Dê boot pelo CD do Windows XP, e espere carregar todos os arquivos de instalação. Na primeira tela que aparecer, pressione a tecla R, que irá abrir o Console de Recuperação.

**Importante: Algumas versões mais recentes do CD do Windows XP SP3 não vem com a opção "Console de Recuperação" que usaremos neste tutorial, portanto, se o seu CD não vier com esse menu recomendamos que use o CD do Windows XP SP2, que com certeza ele terá esse recurso. 

Presumindo que os passos acima tenham dado certo, abrirá uma tela do Prompt de Comando na linha C:\ (caso tenha mais de uma instalação do Windows, antes disso irá perguntar qual instalação você deseja reparar, onde basta você digitar o número da HD da instalação do Windows XP e prosseguir.), nela digite o comando chkdsk /r (note que há um espaço antes do "/r"). Agora demorará algum tempo, espere até que a linha C:\ apareça na tela novamente. Agora digite fixboot, onde irá aparecer uma mensagem de confirmação, que você deve pressionar a tecla Y (Yes). Feito isto é só reiniciar seu computador (desta vez com boot pela HD) e o problema está resolvido.

59 Comentários

  1. kra espero que isso consiga resolver meu problema, esse erro apareceu hoje de tarde, e dessa vez nao quero perde tudo na formataçao, muito obrigado mais so uma coisinha a tela recuperação nao apareceu aqui entao vou tentar com um disco de boot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se perde nada dos seus arquivos quando isto ocorre. Uma vez que este erro é apenas de S.O.(windows) não de HD, neste caso você pode plugar o seu hd com adaptador USB em outro computador, e efetuar o backup de seus dados. Depois é só formatar e pegar o backup ")

      Excluir
  2. esqueceu do FIXMBR
    ajuda demais na recuperação a restauração da mbr!

    ResponderExcluir
  3. cara muito bom esse tutorial !!
    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  4. mas eu perco os meus arquivos do Hd ?


    e pode ser com o CD do windosw 7 ?

    ResponderExcluir
  5. @Anônimo

    Não, os arquivos do HD ficam intactos.

    Não testei com Windows 7, mais deve dar certo.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, muito obrigado pelo tutorial. Excelente!!!

    ResponderExcluir
  7. valew cara deu certino!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. opa escervi errado kkkk
    valew cara deu certinho!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. escrevi errado de novo :c
    mais deu pra entender,parabens cara vc tá sempre ajudando a galera ae!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Tive este problema hoje, quando tentei instalar uma placa de vídeo já usada numa motherborad nova. Pesquisando de outra máquina, encontrei esta dica, suscinta e eficiente. Problema resolvido. Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. No meu computador não aparece opção de apertar "R", a primeira tela que aparece mosta a partição 1 e espaço particionado.

    ResponderExcluir
  12. Boas! Também tou com esse erro mas quando vou pressionar a tecla 'R' diz-me o seguinte:

    "O programa de configuração não encontrou qualquer unidade de disco rígidos instalada no computador (...)"

    Como é que isso é possível?

    ResponderExcluir
  13. para recuperar o win. vc precisa do CD do win.XP SP2, se colocar o SP3 nao da certo..

    no caso de nao encontrar unidade na recperaçao é pq o C: nao existe mais, resumindo: so formatando o C: e pode dar adeus se tiver doc. nele..

    ResponderExcluir
  14. mano nao aprece a tela boas vindas o que eu faço?

    ResponderExcluir
  15. Opa Parabéns Pela Postagem Amigão Deu Tudo Certo Por Aqui .

    ResponderExcluir
  16. Ótimo Tutorial, me ajudou muito, Parabens

    ResponderExcluir
  17. Fiz o procedimento de apertar o r para reparar mas qdo entra na tela do dos e coloco a letra c, ele nao aceita...nao sei como resolver....aguem consegue me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naum é C...
      Deprecionar o numero da partiçao...no caso se for C: serà partiçao 1.

      Excluir
  18. quando eu aperto R aparece uma tela toda preta escrito operating system not found

    ResponderExcluir
  19. Escolha a unidade utilizando o numero 1 e nao a letra c. Abs

    ResponderExcluir
  20. Cuidado com o fixmbr, ele pode apagar sua partição e ai não sera possivel mais recuperar os dados.

    ResponderExcluir
  21. ee oque esses comandos fazem na minha maquina?

    ResponderExcluir
  22. Excelente, foi de muita valia. Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Tive este mesmo problema mas quando eu entro no console aparece
    C:\>
    ai eu colo 1 não da certo coloco chkdsk/r não da tambem aparece uma mensagem disendo COMANDO NÃO RECONHECIDO DIGITE HELP PARA OBTER UMA LISTA DE COMANDOS PARA OS QUAIS HÁ SUPORTE

    se puder me ajudar eu agradeço, tenho dados do meu projeto de iniciação cientifica e não posso de maneira alguma perdelos des de ja obrigado...

    ResponderExcluir
  24. Você precisa digitar chkdsk /r - NOTE QUE EXISTE UM ESPAÇO ENTRE O "R" E O "/R"

    ResponderExcluir
  25. não to conseguindo eu aperto a tecla R aparece outra coisa pra aperta apenas F6 OU F2 ... o meu e o WIN7 depois que eu derrubei ele no chão ele ficou assim... alguem sabe alguma outra opção para ir pro cmd dele pra digitar o chkdsk/r ? vlw

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pela dica. Funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  27. Fui salvo pela sua dica! Valeu!

    ResponderExcluir
  28. Tá errado ae. em vez de "/r" seria "\r"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você que está errado.. a barra de PARÂMETROS neste caso é a /

      Excluir
  29. Excelente publicação e texto! É só seguir o texto corretamente acima no topo da pagina e fazer do jeito que descreve e prestando muita atenção no texto. O caro colega que disponibilizou esse assunto esta de parabens... excelente publicação... muito, muito obrigado! Problema sanado!

    ResponderExcluir
  30. Obrigado pelo tutorial! Estava totalmente perdido e resolvi meu problema!

    ResponderExcluir
  31. Quando meto o CD do windows e arranco por ele me da este erro "dmio.sys is corrupted"

    ResponderExcluir
  32. Boa. Resolveu problema também. Obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Entendi perfeitamente as recomendações aqui do blog. Mas acontece que meu notbook é um mini e não tem drive de CD. Eu copiei toda o disco de recuperação do windows dele e joguei dentro de um pen drive e configurei o boot pelo pen driver. Mas infelizmente ele não tá bootando. Tem alguma outra solução que vocês possam me sugerir pra ajudar?

    Desde já agradeço.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só copiar os arquivos para o PenDrive nao adianta! Você tem que criar um pendrive bootável.

      Segue tutorial: http://www.guiadowindows.net/como-criar-um-pendrive-bootavel-do-windows-xp/

      Excluir
  34. Showw de bola cara!! continue assim sempre sanado as duvidas do pessoal ta de parabéns. vlw ai ajudo ''Pá Caraio''

    ResponderExcluir
  35. Como faço esse procedimento no windows 7 ?

    ResponderExcluir
  36. Eu to com esse exato problema, mas quando eu tento dar o boot com o cd ele fica parado numa tela preta com o cursor. É possível move-lo mas nada acontece. .. alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  37. Fiz tudo certo mais n adiantou e gastei 15R$ atoa obrigado por nada :/

    ResponderExcluir
  38. OK, tentei, porem ao tentar formatar o WIN7 ou entrar no console re recuperaçao o pc trava. Ja troquei de HD e não adianta.

    ResponderExcluir
  39. Cara eu te amo, resolvi o problema. Rápido e fácil! Obrigado!

    ResponderExcluir
  40. Cara parabens pelo post. nao foi nada rapido mas foi muito útil parabens..

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pela postagem, ajudou bastante. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  42. Muito agradecido. Estava tentando com o Windows de versão errada. Ao usar o CD da versão que está instalado no computador o problema persistiu. Consegui depois de colocar o HD em um computador com Windows XP funcionando, ele rodou o Scandisk na inicialização e o HD voltou a dar boot na máquina original.
    Grato pelas instruções. Deixo registrado a minha solução para auxiliar os amigos que precisarem.

    ResponderExcluir
  43. eu digito chkdsk dai aparece q ta verificando o volume e tal e fica carregando
    então chega no 75% e volta para 50% de novo e assim vai.. :/

    ResponderExcluir
  44. Pensei que o problema fosse mau contacto da RAM. Só quando escolhi a opção para não reiniciar automaticamente e o ecrã azul mostrou o erro é que percebi que não era. Segui os passos deste tutorial e funcionou na perfeição. Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  45. Muito bom, resolveu na boa. Obrigado.

    ResponderExcluir
  46. Oi, bom dia! Vc tem o link para eu baixar o windows XP SP2?

    ResponderExcluir
  47. Já é a 3ª tentativa e não deu certo aqui o que eu faço

    ResponderExcluir
  48. Muito obrigado cara, muito obrigado mesmo!
    O computador voltou.

    Agora, o sistema está simplesmente intacto,
    não mudou nada, vasculhei tudoo.

    O que realmente aconteceu?

    ResponderExcluir
  49. Meu XP deu este problema hoje, 03/09/2015, segui os passos e deu certinho, o sistema voltou. Agradeço pelas informações postadas a mais de 6 anos e ainda funcionando

    ResponderExcluir
  50. O meu pc tem o mesmo erro nao consigo resolver estou cansado vontade deitar o pc no luxoo , mas nao aaguento viver sem pc

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem