O Firmware que vem de fábrica nos roteadores Multilaser RE040 Wireless "N" 300 Mbps é muito antigo, e por isso, acaba se tornando quase um parto configurá-lo do jeito que ele vêm de fábrica.

No site da Multilaser, está disponível para download apenas a mesma versão do firmware que já vem instalado nele. Olhando mais a fundo, descobre-se que esse roteador é na verdade o modelo Tenda W309R. O que acontece é que esse roteador, na verdade, é produzido pela Tenda Technology, e a Multilaser compra esses roteadores e revende com sua marca.

Desta forma, é possível atualizar o firmware do Multilaser RE040 com a versão compatível do site da Tenda. Clique aqui para acessar o site da Tenda e baixar a versão atualizada. A versão que eu usei neste tutorial é a última disponível, "V5.07.68_EN", publicada no dia 2014-05-06. É importante ressaltar que caso você faça essa atualização, o menu do seu roteador ficará em Inglês e não há como mudar para o Português depois. Além disso, também após a atualização do firmware todos os dados (caso você já utilizava o roteador antes) como encaminhamento de porta, dados de acesso a internet, e etc serão perdidos, sendo necessário reconfigurá-lo.

Com o firmware baixado no computador, siga os passos abaixo para atualizar:

IMPORTANTE: A atualização do firmware não deve ser feita via wi-fi, e sim somente via cabo, visto que oscilações podem acontecer no wireless.
  • Abra o Internet Explorer e digite na barra de endereços "192.168.0.1". A senha padrão para efetuar o login é "admin" (sem aspas). 
Caso tenha se esquecido da senha, na parte de trás do roteador existe um botão preto que está escrito "Reset/WPS", o qual você deve apertar por 15 segundos, até todas as luzes do roteador se acenderem e depois se apagarem. Feito isso, a senha do seu roteador voltará a ser "admin".

IMPORTANTE: A atualização do firmware só funciona corretamente no Internet Explorer, caso tente atualizar com outro navegador, dará erro.
  • Depois de ter feito o login, na parte de cima, clique em "Configurações avançadas". Na tela que abrir clique no menu "Ferramentas" e depois na opção "Atualização".
  • Clique em "Selecionar Arquivo..." e ache o arquivo "US_W309R_V5.07.68_en.trx" que você extraiu do arquivo foi baixado do site da Tenda e depois em "Atualizar".
DICA: O arquvio baixado vem em formato ".rar", e você deve descompactá-lo usando alguma ferramenta como WinRAR ou WinZip.
  • Se você fez tudo certo, ele fará a atualização e seu roteador irá reiniciar automaticamente. E você verá a seguinte tela abaixo quando ele voltar.
Nesta parte, por algum motivo desconhecido, provavelmente você não conseguirá efetuar o login com a senha padrão. Caso isso aconteça, na parte de trás do roteador existe um botão preto que está escrito "Reset/WPS", o qual você deve apertar por 15 segundos, até todas as luzes do roteador se acenderem e depois se apagarem. Feito isso, a senha do seu roteador voltará a ser "admin".
  • Feito isso, atualize a página do seu navegador, e faça o login com a senha "admin"
  • Pronto! O seu roteador está atualizado com um firmware recente. Agora, basta configurá-lo, clicando no menu "Advanced" na tela que se abrir.
E por último mais não menos importante, note que esse firmware serve apenas para o roteador Multilaser RE040, não tente de forma alguma atualizar outro roteador, mesmo que da Multilaser, com essa versão.

32 Comentários

  1. Muiiiiiiiiiiiitooooooo Obrigado !!!! Ajudou bastante!!
    sabiaaa que nao era da Multilaser :( ate entrei em contato com o suporte deles e me mandaram o mesmo firmware ¬¬
    Graças a vc agora ficou bem melhor, ate achei o "OPENWRT" para o Tendar equivalente a esse Multilaser, depois vou testar...
    muitoo obrigado mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada meu xará ;)
      Se puder, poste os resultados aqui pra gente quando testar o OpenWRT.

      Excluir
  2. .. aa eu nao achei : / achei pra outras versões do tenda. mas para essa ai nao.
    mas do jeito que ficou ja esta 10 vezes melhor! precisa mudar nao :D

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom!
    Aqui funcionou perfeitamente!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se o RE072 está atualizado, mas nem encontrei, aqui está a versão 2.5.3

    ResponderExcluir
  5. e gente aqui o novo link pra ir pro site: http://www.tenda.cn/en/services/downlist-381.html

    ResponderExcluir
  6. Amigos fico no minimo 200% melhor.

    ResponderExcluir
  7. vlw funfou legal, agora só falta eu explorar mais ele pq ta em inglês rsrs alguém faz um tutorial ae sobre a função Open.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Roteadores da Linkone parece que usam hardwares da Tenda.

    ResponderExcluir
  10. Será que esse roteador Multilaser Re040 dá para usar como repetidor em conjunto com um roteador Tenda w303r?

    ResponderExcluir
  11. Eu não consegui dá um erro estranho.. porquê? ;
    :/

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Tem como você disponibilizar o link ai de novo, esta indisponível, procurei no site da tenda e atualização que tem lá e bem inferior a que você postou...

    ResponderExcluir
  13. Segue o link atualizado de onde baixar a firmware desse roteador!!
    http://www.tendacn.com/en/services/downlist-382.html

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!!! funcionou perfeitamente
    Obrigadooo...!!!

    ResponderExcluir
  15. Alguem tem o novo link para downlod eu nao to conseguindo baixar.

    ResponderExcluir
  16. Gente, estou obtendo um error com o seguinte historico "Cgi check upgrade file error" - alguem tem alguma dica? Nem com o software da multilaser vai, mesmo erro

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,

    Depois que atualizei meu notebook não conecta mais, e qdo fica conectado nao funciona nda. será o que pode ser? como voltar pra versão de fábrica?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751053494-deo-corporal-masculino-kaiak-100ml-_JM

    ResponderExcluir
  18. link novo:
    http://www.tendacn.com/pt/services/downlist-382.html

    ResponderExcluir
  19. Galera novo site o outro não ta pegando mais, conseguir atualizar por ele: http://www.tenda.cn/en/services/downlist-381.html

    ResponderExcluir
  20. Esse roteador tem suporte a firmwares como: Open-wrt ou dd-wrt ???

    ResponderExcluir
  21. Como foi trabalhoso achar p Firmware.. Obrigado Felipe, você não só ajudou como também quase fez todo o trabalho. GRATO. VALEU MAN
    Coloca na conta do papa kkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Tentei acessar todos os links dispoonibilizados aqui, mas parece que não existem mais.
    Já que conseguiram baixar, alguém pode disponibilizar o próprio arquivo de firmware do router descrito?

    ResponderExcluir
  23. Fui atualizar usando a firmware disponibilizada pela própria multilaser.. .Agora meu roteador pede senha e nenhuma entra. Vou quebrar saporra na parede.

    ResponderExcluir
  24. quero voltar pra primeira firmaware de fabrica pois tinha o recurso de dois wifi,alguem sabe me dizer qual a firmaware de fabrica?

    ResponderExcluir
  25. https://www.tendacn.com/en/download/detail-2152.html

    ResponderExcluir
  26. oi boa noite alguem poderia me ajudar gostaria de baixar o drive para instalar o roteador tenda w309r.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem